
A chef de cozinha Lorena Sérvio, consultora nas áreas de alimentos e bebidas, marca presença na II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, com o estande “Di Cumê”, onde apresenta um cardápio regional preparado exclusivamente com produtos da agricultura familiar. O espaço está localizado na praça de alimentação do evento e funciona das 18h às 22h.
Conhecida como madrinha da Quitanda da Agricultura Familiar, Lorena já realizou oficinas gastronômicas que valorizam os alimentos da agricultura familiar. “Todos os domingos, nas feiras, muitas vezes já realizei aulas-show. Com todos os produtos que eu comprava na feirinha verde, preparava uma receita para o público. Isso gerava bastante curiosidade e também dava destaque ao espaço da Quitanda sempre que eu ministrava palestras e oficinas”, relata.

A chef conta que, a partir dessas experiências, foi convidada a participar da segunda Feira da Agricultura Familiar, assumindo a coordenação do espaço “Di Cumê e di Bebe”, com um cardápio assinado por ela.
Ela também destaca que o espaço valoriza a gastronomia do Piauí, com comidas e bebidas típicas do estado. “No estande de bebidas, vamos trabalhar apenas com produtos piauienses. Temos chope piauiense certificado, cajuína, sucos do seu Abraão e chás gelados. Vamos focar em produtos exclusivamente piauienses nas duas barracas, tanto na parte das comidas quanto na bebidas”, disse.

Lorena ressalta ainda que o evento, por acontecer dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atrai muitos jovens que passam a conhecer mais sobre a cultura alimentar piauiense. “A realização dentro da Universidade Federal também foi uma estratégia maravilhosa, trazer esse público jovem para valorizar a cultura piauiense e a tradição do forró. Amei tudo, foi muito bem pensado”, destaca a chefe.
Na segunda edição da feira, Lorena Sérvio traz para o evento sua experiência, apresentando arrumadinhos gourmets e outras criações que unem sabor, tradição e valorização dos produtos rurais. O menu conta com diversas variedades, como arroz torrado com chips de macaxeira, baião ensopado com creme de milho, farofa de ovo caipira, farofa e cubos de queijo coalho assado, entre outras delícias gastronômicas.
II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí
O evento segue até este sábado (25), no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, em Teresina, com o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável”. O encontro reúne mais de 230 agricultores familiares de todos os territórios do Piauí.
A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí é uma promoção do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento é realizado pelo projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
A feira conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Mín. 20° Máx. 39°