Terça, 23 de Junho de 2026
9°C 12°C
Dourados, MS
Publicidade

SP POD: secretário Marcos da Costa destaca expansão do Centro TEA Paulista e acolhimento às famílias

Governo de São Paulo inaugurou nesta semana uma unidade em Bauru e ampliará a rede de atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espe...

23/06/2026 às 09h07
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
O Centro TEA Paulista funciona 24 horas, todos os dias da semana, com teleatendimento no período noturno e com regime ininterrupto aos fins de semana e feriados. Foto: Divulgação/Governo de SP
O Centro TEA Paulista funciona 24 horas, todos os dias da semana, com teleatendimento no período noturno e com regime ininterrupto aos fins de semana e feriados. Foto: Divulgação/Governo de SP

Criado pelo Governo de São Paulo para fortalecer a rede de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Centro TEA Paulista já realizou mais de 8 mil atendimentos desde a inauguração, em junho de 2025. Em entrevista ao SP POD, videocast da Agência SP, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou o papel do equipamento no acolhimento às famílias, na qualificação de profissionais e no apoio aos municípios na formulação de políticas públicas voltadas à população autista.

Localizado na Vila Leopoldina, na zona oeste da capital, o Centro TEA Paulista reúne serviços de orientação, atendimento multidisciplinar, atividades terapêuticas, suporte a familiares e cuidadores, além de ações voltadas à inclusão e à autonomia das pessoas autistas. Segundo o secretário, o equipamento foi concebido para funcionar como uma referência para famílias que buscam informações, apoio e acesso aos serviços disponíveis.

Nesta semana, a gestão paulista iniciou a expansão do programa para outras regiões do estado. Na segunda-feira (22), foi inaugurada a unidade em Bauru, primeira regional do equipamento. A iniciativa amplia o acesso ao atendimento especializado, à orientação de famílias e à capacitação de profissionais, fortalecendo a rede de apoio às pessoas com autismo fora da capital.

Centro foi estruturado em quatro eixos

Durante a entrevista, o secretário explicou que o equipamento foi estruturado a partir de quatro frentes principais: acolhimento, pesquisa, apoio aos municípios e qualificação profissional.

“O centro foi um instrumento importante pensado no governo Tarcísio de Freitas, inaugurado em junho do ano passado, e foi construído com base em quatro eixos: o eixo do acolhimento do autista, da sua família, especialmente da mãe atípica e dos cuidadores; o eixo da pesquisa, que é muito importante; o eixo do apoio às prefeituras na formulação de políticas públicas; e o eixo da qualificação profissional”, afirmou.

Segundo ele, o espaço também passou a atuar como referência para gestores públicos interessados em desenvolver políticas voltadas à população autista. O centro mantém parcerias com universidades para pesquisas e oferece suporte técnico a prefeituras e secretarias municipais.

LEIA TAMBÉM: Centro TEA Paulista: sala multissensorial fortalece terapias e promove bem-estar para pessoas com autismo

O Centro TEA Paulista na capital paulista também abriga o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, responsável por oferecer orientações sobre benefícios, programas sociais e direitos, além de apoio psicológico, jurídico e social.

O Centro TEA Paulista funciona 24 horas, todos os dias da semana, com teleatendimento no período noturno (das 18h às 8h) e com regime ininterrupto aos fins de semana e feriados. O objetivo é facilitar o acesso e estabelecer um canal de apoio e orientação em diferentes situações e contextos, nas quais as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e cuidadores possam ter um atendimento remoto, acessível e humanizado.

Apoio às famílias é prioridade

Ao comentar a experiência como pai de uma pessoa autista, o secretário ressaltou a importância de oferecer orientação às famílias que recebem o diagnóstico e precisam lidar com dúvidas e inseguranças.

“O centro serve para essa família que tem dúvida, que vai procurar na internet, ache alguém que sabe, para servir de orientação. E essa orientação também serve para acalmar a família”, disse.

O acolhimento às mães e cuidadores é uma das frentes permanentes do equipamento. O espaço conta com salas de escuta, encontros entre familiares e atividades voltadas ao compartilhamento de experiências.

Ampliação dos profissionais

Outro tema abordado durante a entrevista foi a qualificação de profissionais para atuação com pessoas com deficiência e autistas. Segundo o secretário, a pasta criou uma disciplina universitária voltada ao tema em parceria com instituições públicas de ensino superior do Estado. A iniciativa passou a ser oferecida por universidades como USP, Unesp, Unicamp e Univesp.

“A qualificação partiu de uma constatação de que nós não temos profissionais qualificados para trabalhar com a pessoa com deficiência e com autistas. Porque na nossa formação profissional o tema pessoa com deficiência não era presente”, explicou.

De acordo com ele, cerca de 20 mil estudantes já participaram da formação. “São os futuros profissionais e priorizamos aqueles que estavam no último semestre de cada área. São profissionais que estão entrando no mercado sem preconceito, sem ideias pré-concebidas e sem medo de trabalhar com pessoas com deficiência”, ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados, MS
12°
Tempo nublado

Mín. Máx. 12°

11° Sensação
3.49km/h Vento
65% Umidade
81% (0.61mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
18h04 Pôr do sol
Qua 17°
Qui 17°
Sex 18° 11°
Sáb 20° 15°
Dom 28° 16°
Atualizado às 10h05
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,67%
Euro
R$ 5,89 +0,22%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,875,41 -2,40%
Ibovespa
170,230,94 pts -0.08%