Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
21°C 33°C
Dourados, MS

USP recebe mais de 11 mil novos alunos em semana de atividades de integração

De 23 a 27 de fevereiro, a Semana de Recepção aos Calouros será promovida pelas faculdades e entidades estudantis em todos os campi da Universidade...

22/02/2026 às 10h50
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Nos sete campi da Universidade, Semana de Recepção aos Calouros tem várias atividades
Nos sete campi da Universidade, Semana de Recepção aos Calouros tem várias atividades

A partir desta segunda-feira (23), a USP dará as boas-vindas a 11.147 novos alunos de graduação, vindos de quatro modalidades de ingresso — Fuvest, Enem-USP, Provão Paulista e competições de conhecimento —, sendo 50% egressos de escolas públicas. Nos sete campi da Universidade, eles participarão da Semana de Recepção aos Calouros, com atividades sociais, esportivas e culturais.

LEIA TAMBÉM: Conjunto Residencial da USP: plantão de dúvidas sobre permanência estudantil vai até dia 27

A programação será diversificada em todas as unidades e divulgada em seus próprios sites e redes sociais. Além de aulas magnas, apresentações de cursos, dicas sobre a vida universitária e rodas de conversa, os calouros poderão conferir apresentações especiais que destacam a diversidade acadêmica e cultural da USP, oferecendo uma experiência de integração à comunidade universitária.

“Minha mensagem aos novos alunos é: sejam bem-vindas e bem-vindos à USP, vocês pertencem a esta Universidade. Aproveitem a Semana de Recepção para conhecer pessoas, serviços e oportunidades, e para construir vínculos que vão sustentar a vida acadêmica pelos próximos anos. A USP é grande e diversa; ninguém precisa atravessá-la sozinha ou sozinho. Procurem sua unidade, seus coletivos, seus colegas veteranos e veteranas, os programas de apoio e as atividades culturais e formativas”, destaca o pró-reitor pro tempore de Graduação, Marcos Garcia Neira.

“E deixo também um compromisso institucional: a recepção precisa ser respeitosa e segura. A campanha que os recebe nos campi reafirma isso (acolhimento, integração e respeito), e reforça que qualquer forma de violência ou constrangimento não tem lugar na Universidade”, completa.

O trote é proibido na USP desde 1999 e o número 0800-012-1090 está disponível de segunda a sexta, das 9 às 21h, para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade. Também é possível denunciar pelo e-mail disquetrote@usp.br e pelo aplicativo disponível no Google Play e na APP Store .

Os novos alunos também serão recebidos pela campanha “É sua vez de voar mais alto”, presente em cartazes, totens, banners e faixas em diversos pontos, com peças criadas para que se sintam acolhidos, transmitir os valores cultivados pela Universidade e divulgar o Disque-Trote. A campanha foi criada pelas alunas Sophia Reis Santana e Bruna Vaccarelli, do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, além de Sophia Castro, estudante internacional da Costa Rica, já graduada em Relações Públicas, sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, o Dorinho.

As peças escolhidas neste ano pela Reitoria usam pássaros geométricos coloridos como assinatura e, de acordo com as estudantes, a ideia do grupo está ligada às oportunidades e às novas possibilidades que a universidade pública proporciona. “Os pássaros são inspirados na diversidade de aves do campus Butantã e também no tangram, um quebra-cabeça chinês geométrico que permite a formação de diversos desenhos, pois a USP, assim como o tangram, é composta pelas diversas pessoas que constroem a universidade, como peças que se encaixam de inúmeras maneiras para formar algo original e diferente”, explica Bruna. Confira todas as peças clicando aqui .

Programação diversificada

Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no campus do bairro do Butantã, a programação da Semana da Calourada 2026 reforça o compromisso social da Universidade ao convidar toda a comunidade uspiana para participar de uma campanha de doação de sangue. A coleta será realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Prédio de Letras, nas salas 210 e 212, das 9h às 16h20, com intervalo das 11h30 às 13h, incentivando a participação solidária dos novos estudantes. As inscrições podem ser feitas clicando aqui .

Outra ação social está na programação de recepção da Escola Politécnica (Poli). Na segunda-feira, das 8h às 12h, a Poli Social promove corte e doação de cabelo entre os ingressantes. Para doar, basta ter mais de 15 cm de mecha disponíveis para corte, e é importante que o cabelo esteja limpo. O processo será feito por um cabeleireiro treinado e as mechas serão conduzidas para uma ONG parceira, que realizará o tratamento e transformação das mechas. A programação completa está na página de recepção da Poli neste link .

No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos, uma série de atrações foram preparadas para a Semana de Recepção aos Calouros. Entre as atividades programadas, estão rodas de conversa com veteranos, tour pelo campus, esclarecimento de dúvidas com os coordenadores dos cursos, aulas introdutórias, palestras e feiras de projetos. Além disso, ocorrem atividades culturais e sociais, como o Integra Redondo, uma espécie de show de talentos no campus, e o trote solidário, com ações que beneficiam diretamente a comunidade.

O professor João Batista Neto, coordenador da comissão organizadora, ressalta que o evento vem para sanar todas as dúvidas dos ingressantes, ao mesmo tempo em que os integra à Universidade. “É um conjunto de informações que visam trazer certo conforto para o calouro que está tendo contato com um mundo novo. É uma socialização recheada de informação”, afirma. A programação completa pode ser acessada neste link .

No campus de Ribeirão Preto, são esperados cerca de 1,4 mil novos alunos, que terão uma programação especialmente voltada ao acolhimento institucional, apresentação dos cursos e integração acadêmica e estudantil. Entre as atividades comuns estão as boas-vindas do reitor, diretores e coordenadores de cursos, apresentação das estruturas das Unidades, serviços do campus e entidades estudantis, além de palestras sobre o sistema de saúde universitário, segurança institucional com demonstração do aplicativo da Guarda Universitária e ações do programa USP Recicla, com entrega das canecas.

Na quarta-feira, no período da manhã, a programação prevê a calourada unificada no Restaurante Universitário, com café da manhã de boas-vindas e apresentação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além dos centros acadêmicos. Confira a programação das unidades neste link .

Na Faculdade de Saúde Pública (FSP), no bairro de Cerqueira César, a comissão organizadora, formada por entidades, coletivos, ligas estudantis e graduandos, preparou uma programação de cinco dias com rodas de conversa, apresentações, caminhada histórica pelo prédio, arte, dança, dinâmicas e tour pela Cidade Universitária. “Nosso maior objetivo é receber e acolher os ingressantes do melhor modo possível”, afirma Giovanna Capo, integrante da comissão.

O contato dos calouros com os veteranos começou antes do evento, por meio do perfil no Instagram da recepção, com dicas sobre vida universitária, transporte, restaurantes e departamentos da FSP. Os veteranos também criaram um grupo de acolhimento no WhatsApp, permitindo que os novos alunos se conheçam e esclareçam dúvidas. “Espero que a semana seja inesquecível e que possamos iniciar vínculos que sigam pela vida acadêmica e além”, destaca Giovanna. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da FSP neste link .

Museus e centros

Além das atividades nas unidades, os novos estudantes podem participar de atividades em museus e centros culturais da Universidade. O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), por exemplo, realizará nos dias 25 (quarta-feira) e 26 (quinta-feira) de fevereiro, das 9h às 13h, sua tradicional Calourada. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer as áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia, explorar as exposições em cartaz e os bastidores do museu, incluindo os laboratórios de pesquisa, além de obter informações sobre atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como oportunidades de bolsas e estágios. Um dos principais museus arqueológicos e antropológicos do País e da América Latina, o MAE abriga milhares de objetos indígenas, africanos, afro-brasileiros e do Mediterrâneo. As inscrições devem ser feitas clicando aqui .

Para mais informações sobre a programação da Semana de Recepção aos Calouros, os novos alunos devem buscar o site de sua unidade e as redes sociais das entidades estudantis, coletivos e grupos do seu curso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários