Sábado, 27 de Junho de 2026
14°C 27°C
Dourados, MS
Publicidade

Fevereiro Roxo e Laranja reforçam importância da prevenção e diagnóstico precoce em Mato Grosso

Mato Grosso registrou 420 óbitos por Alzheimer, leucemia e lúpus em 2025, segundo dados parciais da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Os núme...

20/02/2026 às 13h56
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Mato Grosso registrou 420 óbitos por Alzheimer, leucemia e lúpus em 2025, segundo dados parciais da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Os números reforçam a importância das campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja, que mobilizam municípios em todo o país para prevenção e diagnóstico das doenças. 

O Fevereiro Roxo chama a atenção para doenças crônicas como Alzheimer, fibromialgia e lúpus, condições que exigem acompanhamento e impactam não apenas os pacientes, mas também suas famílias. Embora ainda não tenham cura, o diagnóstico precoce e o tratamento são determinantes para controlar a progressão das enfermidades, reduzir complicações e preservar a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes. 

Já o Fevereiro Laranja é dedicado à conscientização sobre a leucemia, tipo de câncer que afeta o sangue e  a medula óssea, comprometendo o funcionamento do sistema imunológico. A campanha também estimula a doação de medula óssea, que pode representar a única chance de cura para muitos pacientes. Identificar sinais e sintomas com é considerado fundamental para o diagnóstico precoce

Nos municípios, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a principal porta de entrada do sistema público para o tratamento. Além do atendimento inicial, as equipes desenvolvem ações educativas, acompanhamento contínuo e encaminhamento para serviços especializados quando necessário. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mobilização municipal

Prefeituras de diversas regiões de Mato Grosso aderiram às campanhas e intensificaram as ações de orientação à população. Entre elas está Santa Rita do Trivelato, que ampliou as atividades educativas voltadas à prevenção. Itiquira reforçou a divulgação de informações sobre sintomas e tratamento. Em Alta Floresta, as campanhas integram o calendário oficial desde 2020. Já Alto Garças destaca o fortalecimento das estratégias de conscientização como instrumento para ampliar o acesso à informação. 

Apoio institucional

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apoia as campanhas e destaca o papel das administrações locais na ampliação do acesso à informação e no fortalecimento das políticas públicas de saúde. Para a instituição, prevenção e diagnóstico precoce são medidas essenciais para reduzir casos e óbitos no estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados, MS
21°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 27°

21° Sensação
3.38km/h Vento
70% Umidade
100% (1.6mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
18h05 Pôr do sol
Dom 30° 17°
Seg 30° 18°
Ter 27° 17°
Qua 33° 18°
Qui 29° 18°
Atualizado às 18h05
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,506,79 +0,68%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%