Terça, 23 de Junho de 2026
9°C 12°C
Dourados, MS
Publicidade

Governo de SP leva pet contêiner à região de Sorocaba para ampliar atendimento veterinário

Programa Meu Pet chega ao município de Cerqueira César com consultas e procedimentos gratuitos

16/09/2025 às 14h50
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Governo de SP leva pet contêiner à região de Sorocaba para ampliar atendimento veterinário

O Governo de São Paulo entregou um pet contêiner em Cerqueira César, na região de Sorocaba, dentro do programa Meu Pet, que amplia o acesso da população a serviços veterinários gratuitos. Cada unidade, montada em contêiner de 60 m², é equipada para consultas, atendimentos clínico-ambulatoriais e procedimentos de baixa complexidade, com capacidade de até 10 atendimentos por dia.

As estruturas são fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A gestão e manutenção ficam sob responsabilidade das prefeituras.

Além da região de Sorocaba, recentemente cinco pet contêineres foram entregues a municípios da região de Campinas – Aguaí, Engenheiro Coelho, São Sebastião da Grama, Divinolândia e Vargem Grande do Sul – e dois na região de Ribeirão Preto – Barrinha e Santa Rosa do Viterbo.

Até 2024, 39 municípios foram contemplados com as estruturas, totalizando R$ 13,9 milhões em investimentos. Com os 16 consultórios entregues em 2025, o total chega a 55 unidades e quase R$ 18 milhões investidos pelo Estado.

“Essas estruturas ampliam a rede de atendimento, oferecendo suporte principalmente às cidades que ainda não dispõem de clínicas veterinárias públicas. É um ganho para os tutores, para os protetores de animais e para o conceito de uma só saúde, porque assegura mais acesso a serviços gratuitos e essenciais”, destaca Rebecca Politti, diretora de Bem-estar Animal da Semil.

Clínicas veterinárias

Além dos pets contêineres, o programa Meu Pet contempla clínicas veterinárias equipadas para procedimentos de alta complexidade, incluindo urgência e emergência, exames laboratoriais e de imagem, castrações e cirurgias.

A mais recente unidade foi inaugurada no último dia 5 de setembro, em Sorocaba, com a presença do subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade. Com investimento de R$ 8,65 milhões entre obra e equipamentos, a clínica oferecerá atendimento gratuito e completo para cães e gatos, com capacidade estimada de até 40 atendimentos por dia.

Também estão em funcionamento as clínicas de Araçatuba, Votuporanga e Santa Bárbara d’Oeste. Em Ribeirão Preto, a clínica foi oficialmente entregue pelo Estado à prefeitura em agosto, que definirá a data de inauguração. Em São José do Rio Preto, as obras seguem em andamento, com previsão de conclusão até o fim do ano.

Somadas, as clínicas veterinárias representam R$ 43,6 milhões em investimentos estaduais em saúde e bem-estar animal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados, MS
12°
Tempo nublado

Mín. Máx. 12°

11° Sensação
3.49km/h Vento
65% Umidade
81% (0.61mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
18h04 Pôr do sol
Qua 17°
Qui 17°
Sex 18° 11°
Sáb 20° 15°
Dom 28° 16°
Atualizado às 10h05
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,68%
Euro
R$ 5,89 +0,25%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,850,79 -2,70%
Ibovespa
170,230,94 pts -0.08%