Terça, 23 de Junho de 2026
9°C 12°C
Dourados, MS
Publicidade

2,6 milhões de estudantes da rede estadual fazem a Prova Paulista do 3º bimestre

Prova aplicada bimestralmente pela Educação SP vai avaliar competências esperadas pelo Saeb; avaliação é destinada a alunos do 4º ano do Ensino Fun...

16/09/2025 às 08h17
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
2,6 milhões de estudantes da rede estadual fazem a Prova Paulista do 3º bimestre

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica a edição do terceiro bimestre da Prova Paulista. Até o dia 24 de setembro, estudantes matriculados em classes regulares do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio terão os conhecimentos e habilidades avaliados — veja calendário por ano/série abaixo.

A avaliação implantada pela pasta tem, entre seus objetivos, apoiar os professores na identificação mais precisa dos conteúdos mais e menos assimilados pelos estudantes ao longo do bimestre.

Nesta edição, de acordo com a Diretoria de Avaliação, a Prova Paulista contemplará questões alinhadas às habilidades e competências consideradas no Saeb (Sistema da Avaliação da Educação Básica) nos anos e séries que farão a prova nacional este ano: 5º, 9º e 3ª série do Ensino Médio. Esta é mais uma das ações para preparar os estudantes da rede estadual para a avaliação externa de diagnóstico da educação básica no país.

Prova aplicada em dois dias

São dois dias de aplicação de provas para cada ano/série. O primeiro é dedicado a questões de língua portuguesa e ciências humanas e o segundo, a matemática e ciências da natureza. Alunos do Ensino Médio também têm a prova ajustada de acordo com o seu itinerário formativo, seja de exatas, humanas ou ensino técnico.

Ítens das disciplinas de orientação de estudo de língua portuguesa e matemática, componentes dos currículos do 9º ano do Fundamental e 3ª série do Médio, também serão incluídos na Prova Paulista do 3º bimestre.

O calendário foi organizado pela Seduc-SP para garantir que todos os estudantes, em diferentes cidades e regiões, façam as provas no mesmo dia. As unidades, porém, têm autonomia para definir os horários conforme o período de aula de cada turma. Para isso, cada aplicador gera um token (código de segurança) para validar o início da avaliação de cada estudante na plataforma Sala do Futuro.

No caso de feriado municipal, as escolas podem utilizar os dias 23 e 24 de setembro para repescagem. Os gabaritos serão disponibilizados a partir do dia 25 de setembro.

A Prova Paulista é uma avaliação diagnóstica aplicada no 1º, 2º e 3º bimestre. No entanto, escolas e professores podem utilizar até 30% do resultado da prova para compor a nota do boletim bimestral de cada disciplina avaliada.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados, MS
12°
Tempo nublado

Mín. Máx. 12°

11° Sensação
3.49km/h Vento
65% Umidade
81% (0.61mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
18h04 Pôr do sol
Qua 17°
Qui 17°
Sex 18° 11°
Sáb 20° 15°
Dom 28° 16°
Atualizado às 10h05
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,68%
Euro
R$ 5,89 +0,25%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,850,79 -2,70%
Ibovespa
170,230,94 pts -0.08%