Terça, 23 de Junho de 2026
9°C 12°C
Dourados, MS
Publicidade

Detran-SP mira veículos campeões em multas com monitoramento inteligente

Três veículos contumazes que somam mais de mil infrações e R$ 400 mil em débitos são flagrados e recolhidos das ruas da capital

15/09/2025 às 09h43
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Chevrolet Astra circulava pela região de Pinheiros com 602 multas a pagar. Foto: Detran-SP/Divulgação
Chevrolet Astra circulava pela região de Pinheiros com 602 multas a pagar. Foto: Detran-SP/Divulgação

Já se aproximava da hora do almoço quando agentes da Polícia Militar flagraram o alvo que o Detran-SP vinha monitorando. Na sexta-feira, 5 de setembro, o Astra azul, que circulava por Pinheiros com 602 multas e dez vezes seu valor de mercado em infrações de trânsito , foi recolhido na zona oeste da capital.

Era o fim da linha para um veículo que, para além dos R$ 160,6 mil devidos ao Fundo de Multas do Estado, representava por si só um risco à segurança no trânsito. Os policiais identificaram que o condutor não tinha CNH nem era o proprietário do carro.

A apreensão do Astra azul, que há doze anos não tinha o licenciamento regularizado, é parte de um novo projeto de fiscalização do Detran-SP, que mapeia e monitora com análise de dados e inteligência artificial, os chamados veículos contumazes em infração – aqueles que acumulam multas sem perspectiva de quitação. Dez dias antes, o projeto tirou das ruas um Corsa 2004/2005 que somava 229 multas e R$123 mil em passivo, quase seis vezes seu valor pela tabela Fipe.

No dia seguinte à remoção do Astra, outro campeão de infrações que andava no radar do Detran-SP e da PM seguiu para um pátio: um Chevrolet Montana 2014/2015. Com 434 multas, num total de R$ 101,6 mil em débitos, mais que o dobro do preço de R$ 40 mil da tabela Fipe, o veículo foi apreendido em um sábado de manhã, zona leste da capital. Sem licenciamento há quatro anos, o carro também era guiado por um condutor não habilitado.

As operações são resultado de um trabalho estratégico de cruzamento de dados de infrações e monitoramento de circulação, em que a inteligência artificial é usada para identificar padrões, contribuindo para a previsibilidade de comportamento do infrator.

Passada a fase inicial, que é centrada na capital, o plano é institucionalizar o projeto, reforçando a atuação do Detran-SP na fiscalização e na remoção de veículos em situação irregular em todo o estado, uma das múltiplas frentes para a construção de um trânsito responsável. A cada três meses, a lista de campeões de infrações passará por uma atualização, a partir do levantamento dos maiores reincidentes dos doze meses anteriores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados, MS
11°
Tempo nublado

Mín. Máx. 12°

10° Sensação
4.27km/h Vento
67% Umidade
81% (0.61mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
18h04 Pôr do sol
Qua 17°
Qui 17°
Sex 18° 11°
Sáb 20° 15°
Dom 28° 16°
Atualizado às 11h05
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,87%
Euro
R$ 5,90 +0,46%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 341,783,56 -3,19%
Ibovespa
170,865,31 pts 0.29%