Terça, 23 de Junho de 2026
9°C 12°C
Dourados, MS
Publicidade

Governo de SP acompanha obras de saneamento e reforço hídrico no interior

Secretária Natália Resende visita obras na ETE Jacaré, em Cabreúva, e na Barragem Ribeirão Piraí, em Salto, que vão beneficiar milhares de moradores

12/09/2025 às 10h22
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Em Salto, Natália Resende visitou a Barragem Ribeirão Piraí, que atenderá três municípios quando concluída: Itu, Salto e Indaiatuba
Em Salto, Natália Resende visitou a Barragem Ribeirão Piraí, que atenderá três municípios quando concluída: Itu, Salto e Indaiatuba

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, visitou nesta quinta-feira (11) cidades do interior paulista para conferir o andamento de obras importantes com foco em abastecimento de água e saneamento.

Em Cabreúva, município da região de Campinas, a secretária realizou visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jacaré para acompanhar a ampliação das instalações e dos equipamentos que integrarão o sistema. Conduzida pela Sabesp, a intervenção deve atender inicialmente 30.124 habitantes, podendo, no futuro, alcançar até 64.235 pessoas, com vazão de 270 l/s. A ETE contará com a implantação de coletores tronco, linhas de recalque e emissários que integrarão o sistema, ampliando a capacidade de tratamento de esgoto do município.

Em Salto, na região de Sorocaba, Natália Resende visitou a Barragem Ribeirão Piraí, que atenderá três municípios quando concluída: Itu, Salto e Indaiatuba. Com investimento de R$ 101,7 milhões — sendo R$ 60,3 milhões do Governo do Estado de São Paulo por meio da SP Águas e R$ 41,4 milhões do Governo Federal —, o empreendimento terá capacidade para armazenar até 9,7 milhões de m³ de água, o equivalente a 3.880 piscinas olímpicas. A construção tem entrega prevista para o fim de 2026, sob administração do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí. A estimativa é que 700 mil pessoas sejam beneficiadas na região.

“O abastecimento de água e o saneamento são pilares essenciais para o desenvolvimento regional. Essas obras fortalecem a infraestrutura hídrica do estado e mostram como planejamento e investimento estratégico podem garantir água de qualidade e uma rede mais segura para milhares de moradores, assegurando que recursos estratégicos cheguem a quem mais precisa”, explicou a secretária da Semil.

ETE Pirajibu

No final de agosto, a secretária visitou também a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pirajibu, em Itu, que passa por modernização. A nova ETE ampliará a segurança ambiental e operacional do sistema de saneamento da cidade, beneficiando milhares de pessoas.

Com investimento de R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) , vinculado à Semil, a conclusão da obra representa avanço significativo para Itu e região, reforçando o papel do Fehidro na ampliação do saneamento e na proteção dos recursos hídricos do Estado.

Além disso, desde 2023, o Fundo já aprovou R$ 17,3 milhões em recursos para municípios como Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cesário Lange, Sarapuí e Sorocaba, com projetos voltados à melhoria da drenagem urbana, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos recorrentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados, MS
13°
Tempo nublado

Mín. Máx. 12°

12° Sensação
4.23km/h Vento
60% Umidade
81% (0.61mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
18h04 Pôr do sol
Qua 17°
Qui 17°
Sex 18° 11°
Sáb 20° 15°
Dom 28° 16°
Atualizado às 12h05
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,87%
Euro
R$ 5,90 +0,44%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,241,98 -2,77%
Ibovespa
171,446,69 pts 0.63%