Terça, 23 de Junho de 2026
9°C 12°C
Dourados, MS
Publicidade

Polícia desativa central móvel do ‘golpe do SMS’ e prende motorista na Zona Leste de SP

A Polícia Civil desativou nesta quarta-feira (10) uma “central móvel de golpes” que usava mensagens de texto (sms) para enganar as vítimas.

10/09/2025 às 15h56
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Os policiais do 42º Distrito Policial, do Parque São Lucas, investigavam a ação de golpistas em instalações falsas de Estação Rádio Base (ERB). Foto: Divulgação/Governo de SP
Os policiais do 42º Distrito Policial, do Parque São Lucas, investigavam a ação de golpistas em instalações falsas de Estação Rádio Base (ERB). Foto: Divulgação/Governo de SP

A Polícia Civil desativou nesta quarta-feira (10) uma “central móvel de golpes” que usava mensagens de texto (SMS) para enganar as vítimas. De acordo com os investigadores, o veículo possuía dispositivos que disparavam cerca de 40 mil mensagens fraudulentas por hora.

Os policiais do 42º Distrito Policial, do Parque São Lucas, investigavam a ação de golpistas em instalações falsas de Estação Rádio Base (ERB). A equipe conseguiu identificar o suposto veículo usado para o crime e passou a monitorá-lo pelo sistema do Muralha Paulista, que conecta câmeras e emite alertas.

As informações do sistema apontavam que o suspeito percorria bairros da Zona Leste e seguia até as regiões da avenida Paulista e de Pinheiros para disparar as mensagens fraudulentas. Na manhã de hoje, os agentes conseguiram interceptar o veículo em Itaquera. O motorista de 35 anos foi preso em flagrante.

Durante a vistoria no carro, os policiais encontraram duas antenas instaladas no encosto dos bancos e um equipamento de transmissão que estava acoplado em uma caixa de som automotivo. O gerenciamento das antenas era realizado por um aplicativo de celular.

Todo o aparato tecnológico servia para disparar milhares de mensagens via SMS para o celular de pedestres e moradores da região em um raio de até dois quilômetros.

A mensagem informava uma suposta transação realizada no cartão da vítima, indicando o telefone de uma central para contestação da compra. O número era de uma falsa central, onde golpistas pegavam os dados bancários para realizar a subtração dos valores.

O indiciado irá responder por crimes de associação criminosa na prática de invasão de dispositivos informáticos e estelionato eletrônico. O caso foi registrado no 42º Distrito Policial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados, MS
10°
Tempo nublado

Mín. Máx. 12°

Sensação
2.78km/h Vento
74% Umidade
81% (0.61mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
18h04 Pôr do sol
Qua 17°
Qui 17°
Sex 18° 11°
Sáb 20° 15°
Dom 28° 16°
Atualizado às 14h05
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,93%
Euro
R$ 5,90 +0,46%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 341,753,14 -3,25%
Ibovespa
171,457,16 pts 0.64%