Terça, 23 de Junho de 2026
9°C 12°C
Dourados, MS
Publicidade

SP Mulher lança ação Mães em Diálogo para dar voz às vivências maternas e orientar políticas públicas

Primeira roda de conversa acontece no dia 10, na Escola Estadual Professor Theodomiro Emerique, na zona leste da capital

09/09/2025 às 09h33
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Roda de conversa entre mulheres no Centro de Integração da Cidadania (CIC)
Roda de conversa entre mulheres no Centro de Integração da Cidadania (CIC)

Destacar as experiências sobre maternar, em especial das mulheres que enfrentam quaisquer barreiras de acesso ou algum tipo de vulnerabilidade social, é a proposta principal da ação Mães em Diálogo, nova iniciativa da Secretaria de Políticas para a Mulher que será lançada nesta quarta-feira (10), das 9 às 11h30, na Escola Estadual Professor Theodomiro Emerique, na Vila Marieta, zona leste de São Paulo.

Esse será o primeiro de uma série de encontros que terão como objetivo promover o debate entre mães, profissionais, organizações sociais e gestores públicos para compartilhar vivências, fortalecer redes de apoio e construir soluções coletivas para melhorar a qualidade de vida das famílias.

Esses espaços funcionarão como um ambiente seguro de escuta e acolhimento, em um momento importante para refletir como transformar relatos do cotidiano em propostas práticas, com potencial para orientar serviços sociais e políticas públicas.

A ação surgiu a partir da observação do ciclo da maternidade, que atravessa diversas áreas: saúde, educação, trabalho, segurança, apoio social – mas nem sempre as mães têm recursos para fazer com que suas demandas cheguem às instâncias mais decisórias. Mães em Diálogo chega para preencher essa lacuna, ampliando oportunidades, prevenindo violências e reduzindo desigualdades, utilizando duas ferramentas valiosas: a escuta ativa e a mobilização coletiva.

“Mães em Diálogo não é apenas um espaço para a escuta ativa e acolhimento. É, principalmente, uma ferramenta de transformação social. Ao ouvir as mulheres em suas diferentes realidades, conseguiremos traduzir suas experiências em propostas concretas e que realmente atendam às necessidades de suas famílias. Quando fortalecemos as mulheres, as mães, fortalecemos toda a família e toda a comunidade”, explica a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.

Serviço
Data: 10 de setembro (quarta-feira)
Horário: das 9h às 11h30
Local: Escola Estadual Professor Theodomiro Emerique – Rua Uicó, 533 – Vila Vila Marieta/SP
Público-alvo: Mães da rede estadual de ensino e mães atípicas
Inscrições: https://bit.ly/MaesEmDialogo1009

SP Por Todas
São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados, MS
10°
Tempo nublado

Mín. Máx. 12°

Sensação
3.48km/h Vento
65% Umidade
81% (0.61mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
18h04 Pôr do sol
Qua 17°
Qui 17°
Sex 18° 11°
Sáb 20° 15°
Dom 28° 16°
Atualizado às 15h05
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,87%
Euro
R$ 5,90 +0,45%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,065,80 -2,82%
Ibovespa
171,482,73 pts 0.65%